O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem contrair. Muitas pessoas não percebem que os homens têm tecido mamário e que podem desenvolver câncer de mama. Células em quase qualquer parte do corpo podem se tornar câncer e podem se espalhar para outras áreas.
O câncer de mama começa quando as células da mama começam a crescer fora de controle. Essas células geralmente formam um tumor que muitas vezes pode ser visto em um raio-x ou sentido como um nódulo. O tumor é maligno (câncer) se as células podem crescer (invadir) nos tecidos circundantes ou se espalhar (metástase) para áreas distantes do corpo.
Para saber mais sobre como os cânceres começam e se espalham, consulteO que é câncer?
tecido mamário masculino
Até a puberdade (em média por volta dos 9 ou 10 anos), meninos e meninas têm uma pequena quantidade de tecido mamário que consiste em alguns dutos localizados sob o mamilo e a aréola (área ao redor do mamilo). Na puberdade, os ovários de uma menina produzem hormônios femininos, fazendo com que os dutos mamários cresçam e lóbulos se formem nas extremidades dos dutos. Mesmo após a puberdade, meninos e homens normalmente apresentam baixos níveis de hormônios femininos e o tecido mamário não cresce muito. O tecido mamário masculino tem dutos, mas apenas alguns lóbulos, se houver.
Onde começa o câncer de mama
Os cânceres de mama podem começar em diferentes partes da mama. A maioria dos cânceres de mama começa nos dutos que transportam leite para o mamilo (cânceres ductais). Alguns começam nas glândulas que produzem o leite materno (cânceres lobulares). Os homens também têm esses dutos e glândulas, embora normalmente não sejam funcionais. Existem também tipos de câncer de mama que começam em outros tipos de células da mama, mas são menos comuns.
Um pequeno número de cânceres começa em outros tecidos da mama. Esses cânceres são chamadossarcomaselinfomase não são realmente considerados cânceres de mama.
Embora muitos tipos de câncer de mama possam causar um nódulo na mama, nem todos o fazem. Háoutros sintomas de câncer de mama que você deve observare relatar a um prestador de cuidados de saúde.
Também é importante entender que a maioria dos nódulos mamários são benignos e não cancerosos (malignos). Os tumores benignos da mama são crescimentos anormais, mas não se espalham para fora da mama e não representam risco de vida. Qualquer nódulo ou alteração na mama precisa ser verificado por um profissional de saúde para determinar se é benigno ou maligno (câncer) e se pode afetar seu risco futuro de câncer.
Como o câncer de mama se espalha
O câncer de mama pode se espalhar quando as células cancerígenas entram no sangue ou no sistema linfático e são transportadas para outras partes do corpo.
O sistema linfático é uma rede de vasos linfáticos (ou linfáticos) encontrados em todo o corpo. Os vasos linfáticos transportam fluido linfático e conectam os gânglios linfáticos. Os gânglios linfáticos são pequenas coleções de células do sistema imunológico em forma de feijão. Os vasos linfáticos são como pequenas veias, exceto que eles carregam um líquido claro chamado linfa (em vez de sangue) para fora da mama. A linfa contém fluido tecidual e produtos residuais, bem como células do sistema imunológico. As células do câncer de mama podem entrar nos vasos linfáticos e começar a crescer nos gânglios linfáticos. A maioria dos vasos linfáticos da mama drena para:
- Linfonodos sob o braço (nódulos axilares)
- Linfonodos ao redor da clavícula (gânglios linfáticos supraclaviculares [acima da clavícula] e infraclaviculares [abaixo da clavícula])
- Linfonodos dentro do tórax perto do esterno (nódulos linfáticos mamários internos)
Se as células cancerígenas se espalharam para os gânglios linfáticos, há uma chance maior de que as células também tenham viajado pelo sistema linfático e se espalhado (metástase) para outras partes do corpo. Quanto mais gânglios linfáticos com células de câncer de mama, mais provável é que o câncer possa ser encontrado em outros órgãos. Por causa disso, encontrar câncer em um ou mais gânglios linfáticos geralmente afeta seu plano de tratamento. Geralmente,cirurgia para remover um ou mais gânglios linfáticosserão necessários para saber se o câncer se espalhou.
Ainda assim, nem todos os homens com células cancerígenas em seus gânglios linfáticos desenvolvem metástases para outras áreas, e alguns homens podem não ter células cancerígenas em seus gânglios linfáticos e posteriormente desenvolver metástases.
Condições benignas da mama
Os homens também podem ter alguns distúrbios mamários benignos (não cancerígenos).
Ginecomastia
A ginecomastia é o distúrbio mamário masculino mais comum. Não é um tumor, mas sim um aumento na quantidade de tecido mamário de um homem. Normalmente, os homens têm muito pouco tecido mamário para serem sentidos ou notados. A ginecomastia pode aparecer como um crescimento em forma de botão ou disco sob o mamilo e a aréola (o círculo escuro ao redor do mamilo), que pode ser sentido e, às vezes, visto. Alguns homens têm ginecomastia mais grave e podem parecer ter seios pequenos. Embora a ginecomastia seja muito mais comum do que o câncer de mama em homens, ambos podem ser sentidos como um crescimento sob o mamilo, e é por isso que é importante que o seu médico verifique esses nódulos.
A ginecomastia é comum entre os adolescentes porque o equilíbrio dos hormônios no corpo muda durante a adolescência. Também é comum em homens mais velhos devido a alterações no equilíbrio hormonal.
Em casos raros, a ginecomastia ocorre porque tumores ou doenças de certas glândulas endócrinas (produtoras de hormônios) fazem com que o corpo do homem produza mais estrogênio (o principal hormônio feminino). As glândulas masculinas normalmente produzem algum estrogênio, mas não o suficiente para causar o crescimento dos seios. Doenças do fígado, que é um órgão importante no metabolismo de hormônios masculinos e femininos, podem alterar o equilíbrio hormonal de um homem e levar à ginecomastia. A obesidade (estar extremamente acima do peso) também pode causar níveis mais altos de estrogênio nos homens.
Alguns medicamentos podem causar ginecomastia. Estes incluem alguns medicamentos usados para tratar úlceras e azia, pressão alta, insuficiência cardíaca e condições psiquiátricas. Homens com ginecomastia devem perguntar a seus médicos se algum medicamento que estão tomando pode estar causando essa condição.
A síndrome de Klinefelter, uma condição genética rara, pode levar à ginecomastia, bem como aumentar o risco de um homem desenvolver câncer de mama. Essa condição é discutida mais adiante emFatores de risco para câncer de mama em homens.
Tumores benignos da mama
Existem muitos tipos de tumores benignos da mama (nódulos anormais ou massas de tecido), como papilomas e fibroadenomas. Os tumores benignos não se espalham para fora da mama e não são fatais. Os tumores benignos da mama são comuns em mulheres, mas são muito raros em homens.
Tipos de câncer de mama em homens
Os tipos mais comuns de câncer de mama são carcinoma ductal in situ, carcinoma ductal invasivo e carcinoma lobular invasivo.
A maioria dos cânceres de mama sãocarcinomas. Na verdade, os cânceres de mama são muitas vezes um tipo de carcinoma chamadoadenocarcinoma, que começa nas células que produzem glândulas (tecido glandular). Os adenocarcinomas da mama começam nos dutos (os dutos de leite) ou nos lóbulos (glândulas produtoras de leite).
Existem outros tipos de câncer de mama, menos comuns, também, comosarcomas, phyllodes, doença de Paget e angiossarcomas que começam nas células do músculo, gordura ou tecido conjuntivo.
Às vezes, um único tumor de mama pode ser uma combinação de diferentes tipos. E em alguns tipos muito raros de câncer de mama, as células cancerígenas podem não formar um nódulo ou tumor.
Quando uma biópsia é feita para descobrir o tipo específico de câncer de mama, o patologista também dirá se o câncer se espalhou para os tecidos circundantes. O nome do tipo de câncer de mama mudará dependendo da extensão do câncer.
- No localos cânceres de mama não se espalharam.
- Invasivoouinfiltrandoos cânceres se espalharam (invadiram) no tecido mamário circundante.
Esses tipos gerais de câncer de mama podem ser descritos com os termos descritos acima.
Carcinoma ductal in situ
O carcinoma ductal in situ (CDIS; também conhecido como carcinoma intraductal) é considerado câncer de mama não invasivo ou pré-invasivo. No CDIS (também conhecido como carcinoma intraductal), as células que revestem os dutos mudaram para se parecerem com células cancerígenas. A diferença entre CDIS e câncer invasivo é que as células não se espalharam (invadiram) através das paredes dos dutos para o tecido circundante da mama (ou se espalharam para fora da mama). O DCIS é considerado um pré-câncer porque alguns casos podem se tornar cânceres invasivos. No momento, porém, não há uma boa maneira de saber com certeza quais casos se tornarão cânceres invasivos e quais não. CDIS é responsável por cerca de 1 em cada 10 casos de câncer de mama em homens. É quase sempre curável comcirurgia.
Carcinoma lobular in situ
Carcinoma lobular in situ (LCIS)também pode ser chamada de neoplasia lobular. No LCIS, células que se parecem com células cancerígenas estão crescendo nos lóbulos das glândulas produtoras de leite da mama, mas não cresceram através da parede dos lóbulos. O CLIS não é um câncer pré-invasivo verdadeiro porque não se transforma em câncer invasivo se não for tratado, mas está associado a um risco aumentado de câncer invasivo em ambas as mamas. LCIS é raramente, se alguma vez visto em homens.
Carcinoma ductal infiltrante (ou invasivo)
Este é o tipo mais comum de câncer de mama.Carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante)(IDC) começa em um duto de leite da mama, rompe a parede do duto e cresce no tecido adiposo da mama. Uma vez que rompe a parede do duto, tem o potencial de se espalhar para outras partes do corpo. O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) (IDC) começa em um duto de leite da mama, rompe a parede do duto e cresce no tecido adiposo da mama. Neste ponto, pode ser capaz de se espalhar (metástase) para outras partes do corpo através do sistema linfático e da corrente sanguínea. Pelo menos 8 em cada 10 cânceres de mama masculinos são IDCs (isolados ou misturados com outros tipos de câncer de mama invasivo ou in situ). Como a mama masculina é muito menor que a feminina, todos os cânceres de mama masculinos começam relativamente perto do mamilo, então é mais provável que se espalhem para o mamilo. Isso é diferente da doença de Paget, conforme descrito abaixo.
Carcinoma lobular infiltrante (ou invasivo)
Carcinoma lobular invasivo(ILC) começa nas glândulas produtoras de leite (lóbulos). Como o IDC, pode se espalhar para outras partes da mama e do corpo. O ILC é muito raro em homens, representando apenas cerca de 2% dos cânceres de mama masculinos. Isso ocorre porque os homens geralmente não têm muito tecido mamário lobular (glandular).
Doença de Paget do mamilo
Este tipo de câncer de mamacomeça nos ductos mamários e se espalha para o mamilo. Também pode se espalhar para a aréola (o círculo escuro ao redor do mamilo). A pele do mamilo geralmente apresenta crostas, escamas e vermelhidão, com áreas de coceira, secreção, queimação ou sangramento. Também pode haver um nódulo subjacente na mama.
A doença de Paget pode estar associada ao CDIS ou ao carcinoma ductal infiltrante. É raro e representa cerca de 1-3% dos cânceres de mama femininos e uma porcentagem maior (5%) dos cânceres de mama masculinos.
Câncer de mama inflamatório
O câncer de mama inflamatório é um tipo de câncer de mama agressivo, mas raro. Deixa a mama inchada, vermelha, quente e sensível, em vez de formar um nódulo. Pode ser confundido com uma infecção da mama. Isso é muito raro em homens. VerCâncer de Mama InflamatórioPara maiores informações.
Tipos especiais de carcinoma invasivo da mama
Existem alguns tipos especiais de câncer de mama que são subtipos de carcinoma invasivo. Eles são muito menos comuns do que os cânceres de mama mencionados acima.
Alguns destes podem ter um prognóstico melhor ou pior do que o carcinoma ductal infiltrante padrão.
- Carcinoma adenoide cístico (ou adenocístico)
- Carcinoma adenoescamoso de baixo grau (este é um tipo de carcinoma metaplásico)
- carcinoma medular
- Carcinoma mucinoso (ou colóide)
- carcinoma papilar
- carcinoma tubular
- Carcinoma metaplásico (incluindo células fusiformes e escamosas, exceto carcinoma adenoescamoso de baixo grau)
- Carcinoma micropapilar
- Carcinoma misto (tem características de ductal invasivo e lobular)
Em geral, esses subtipos ainda são tratados como carcinoma infiltrativo padrão.
FAQs
O que provoca o câncer de mama em homens? ›
Exposição às radiações. Os homens que já fizeram radioterapia da parede torácica para outras doenças, como por exemplo, linfoma, têm um risco aumentado de desenvolver câncer de mama. Alcoolismo. O alto consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de mama em homens.
Onde fica o câncer de mama no homem? ›Homens têm uma pequena quantidade de tecido mamário. Então, geralmente, o principal sintoma é o surgimento de nódulos palpáveis na mama ou na axila. Por ser uma condição rara e que poucos têm conhecimento, os homens podem ser diagnosticados em estágios mais avançados da doença.
Quais são os primeiros sintomas de câncer de mama em homens? ›- Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor.
- Pele ondulada ou enrugada.
- Retração do mamilo.
- Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.
- Inchaço nos linfonodos axilares.
80% dos tumores de mama masculino são carcinomas ductais invasivos. Como a mama masculina é muito menor do que a mama feminina, todos os cânceres de mama masculinos começam relativamente próximos ao mamilo, por isso são mais propensos a se disseminar para o mamilo. Carcinoma lobular invasivo.
Qual o médico que cuida da mama masculina? ›O médico especialista em Ginecomastia é o Mastologista, ele, junto com o endocrinologista e o cirurgião plástico, poderão estabelecer o diagnóstico e realizar o tratamento da disfunção.
Como é feito o exame de mama no homem? ›- A mamografia para homens é realizada da mesma forma que o exame feminino: duas incidências básicas bilaterais, craniocaudal e mediolateral oblíqua, e radiografias complementares, tais como magnificação e compressão seletiva, quando necessárias.
Como identificar câncer em homem? ›- Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo.
- Cansaço inexplicável e perda de energia.
- Hematomas frequentes.
- Sangramento anormal.
- Dor contínua.
- Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram.
- Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos.
“Em caso de câncer de mama masculino, é preciso verificar a possibilidade de câncer hereditário, relacionado às mutações genéticas herdadas nos genes BRCA1 e BRC2”, afirma a oncologista. “Além disso, o envelhecimento, uso abusivo de álcool e obesidade podem aumentar o risco de câncer de mama em homens.”
Como é o caroço de um câncer? ›Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.
Qual exame detecta câncer de mama em homem? ›Ressonância magnética da mama
Exame bastante eficaz para identificação precoce do câncer de mama em homens, mulheres mais jovens e com mamas mais densas. Ela ajuda a confirmar o diagnóstico de câncer de mama para os médicos ginecologistas, bem como o tamanho do tumor e o seu desenvolvimento nas mamas.
O que é mastite em homens? ›
Mastite. A mastite é uma inflamação dolorosa das mamas que, embora seja mais comum em mulheres, também pode ocorrer em homens. Ao perceber sinais de inflamação, também é recomendável consultar um médico. Observação: A especialidade médica que trata dos problemas das mamas é a Mastologia.
Como saber se é ou não ginecomastia? ›Assim, uma forma fácil de saber a qual dos dois casos se refere, é apalpar a área das mamas, perto da aréola. Se a região estiver dura, densa ou dolorida, pode se tratar de ginecomastia . Por outro lado, se estiver mole, é porque há gordura, provavelmente se tratando de uma pseudoginecomastia.
Qual a chance de um homem ter câncer de mama? ›Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens. Os casos representam 1% do total, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
É normal um homem ter caroço na mama? ›Ao primeiro sinal de um caroço na mama e alterações no mamilo, é bom agendar uma consulta com um mastologista. O aumento da mama no homem, ou mesmo o caroço, pode ser só uma ginecomastia – o que é mais comum –, que significa um aumento totalmente benigno da glândula mamária do homem, sem risco para câncer de mama.
Em que idade a ginecomastia desaparece? ›A ginecomastia some com quantos anos? Geralmente, a ginecomastia tem grandes chances de regredir espontaneamente até os 17 anos, que é quando os hormônios começam a estabilizar.
Quando um homem deve ir ao mastologista? ›O Mastologista atende homens? Os homens também podem sofrer com doenças na mama, como é o caso da ginecomastia, doença que leva ao crescimento das glândulas mamárias de forma anormal para o corpo de um homem. Eles também podem ter câncer de mama. Ainda que não seja comum, os homens precisam estar atentos.
Faz mamografia em homem? ›Ela pode ser recomendada para homens, quando observar o aumento anormal das mamas ou a presença de nódulos, visto que eles também podem ser acometidos por esse tipo de câncer e neste caso é mais agressivo que nas mulheres.
Qual a diferença entre nódulo e tumor na mama? ›Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.
Qual o tipo de câncer mais comum nos homens? ›O tumor de próstata é o câncer mais comum em homens no Brasil. Porém, não devemos esquecer que há outras neoplasias frequentes — as quais, sem o devido diagnóstico e tratamento, são fatais.
Quais os 2 tipos de câncer mais comuns entre os homens? ›Segundo as estimativas do Instituto, os cinco principais tipos de câncer em homens são o de próstata, de cólon e reto, da traqueia, brônquio e/ou pulmão, de estômago e da cavidade oral.
Qual o tipo de câncer mais comum entre os homens? ›
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), os cinco tipos de câncer mais comuns entre homens – sem considerar o câncer de pele, que é o mais recorrente no país – são o de próstata, o colorretal, o de pulmão, o de estômago e o de boca.
Qual a idade mais comum de câncer de mama? ›Câncer de mama tem maior incidência após 60 anos, mas comportamento da doença é mais agressivo em mulheres jovens. Se diagnosticado no início, chances de cura são acima de 90%.
Quanto tempo leva para um tumor maligno crescer? ›Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.
Porque a ginecomastia dói? ›Por que a ginecomastia dói e como tratar? A ginecomastia é causada por um desequilíbrio hormonal. Sendo assim, o aumento das mamas é uma resposta do corpo frente à alguma alteração no organismo. Da mesma forma, é possível dizer que a ginecomastia dói como sinal de que algo não vai bem.
Quando caroço é preocupante? ›Caroço no pescoço pode ser câncer? Quando o linfonodo tem consistência mais dura ou é fixo, pode estar relacionado a algum tipo de câncer. Alterações locais na pele, como vermelhidão ou escurecimento, também são suspeitas.
Como saber se um caroço é perigoso? ›Ao sinal de um nódulo, o paciente deve procurar o médico. O ideal é fazer a consulta com um oncologista, mas, se não for possível, um cirurgião pode avaliar o caso. Se o caroço aparecer na mama, é recomendado procurar um mastologista. “Mas pessoas acima de 50 apresentam maior risco de câncer.
Quando devo me preocupar com caroço? ›Sendo assim, quando o caroço surge e vem acompanhado de dores de garganta frequentes, rouquidão, dificuldade para engolir, cansaço, perda de apetite e febre é imprescindível procurar um médico.
Quanto tempo leva para se desenvolver um câncer de mama? ›O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro. Nesse tempo, a paciente quase nunca sente algum sintoma ou vê algum sinal que indica que ela possa estar com câncer de mama.
Qual é o exame de sangue que detecta o câncer? ›Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.
O que é broto mamário masculino? ›A ginecomastia puberal é um aumento do broto mamário que começa a afetar os garotos entre 10 e 12 anos de idade, atingindo força máxima entre 13 e 15 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 30% a 60% dos adolescentes passam por essa mudança.
O que a ginecomastia pode causar? ›
Ginecomastia é uma condição que afeta os homens provocando o aumento descontrolado das mamas. Existem alguns tipos de ginecomastia que variam de acordo com o tipo e as características do tecido mamário em excesso.
O que fazer para eliminar a ginecomastia? ›O único método de como eliminar ginecomastia definitivamente, ou mesmo evitar o aumento do peito masculino, é com a cirurgia de ginecomastia. O procedimento cirúrgico é o único capaz de retirar completamente a glândula mamária.
Como eliminar a ginecomastia de forma natural? ›Acontece que, mesmo usando cremes específicos, a produção hormonal não irá cessar, mantendo a ginecomastia no corpo do homem que busca a solução. Portanto, a verdade é que não há um método natural para tratar ginecomastia. Pelo menos não em forma de solução caseira ou comprovação médica.
O que tomar para evitar a ginecomastia? ›Existem 3 classes de medicamentos que são indicadas para tratamento da ginecomastia: andrógenos (testosterona, diidrotestosterona, danazol), inibidores de aromatasa (anastrozol, letrozol) e anti-estrogênicos (clomifeno, tamoxifeno, raloxifeno).
Quando se preocupar com ginecomastia? ›Quando devemos nos preocupar com a ginecomastia de um adolescente? Sempre que ocorrer fora do período considerado fisiológico (recém-nascidos e adolescentes), a ginecomastia deve ser melhor investigada.
Qual a probabilidade do homem ter câncer de mama? ›Enquanto o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres, apenas 1% do total de casos de câncer de mama é masculino.
Qual a chance de um homem desenvolver câncer de mama? ›É importante mencionar que muitas pessoas não sabem que os homens têm tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama. Embora pouco frequente, sua incidência vem aumentando e a idade média de ocorrência é de 65 a 70 anos. É extremamente raro e corresponde a menos de 1% de todos os cânceres no homem.
Como saber se o caroço é um tumor? ›Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.